Conheça melhor as principais partes do violão

A paz do Senhor Jesus! Vamos conhecer melhor as partes do violão?


Mão: Aqui se encontram as tarraxas do violão. A mão do violão também é conhecida como “headstock”.
Tarraxas ou Cravelhas: Podem ser metálicas ou de madeira e se
encontram na “mão” do violão. São elas que permitem o controle da tensão
aplicada a cada corda. É esticando ou afrouxando as tarraxas que
afinamos o violão. As tarraxas blindadas são as mais comuns hoje em dia e não precisam de manutenção.
Pestana ou Nut: Podem ser feitas de vários materiais sendo que os mais comuns são osso, plástico e metal. A pestana determina o espaço entre cada corda, serve como guia para que as cordas cheguem corretamente às tarraxas e também influencia na altura das cordas.
Escala ou espelho: É essa lamina de madeira mais escura no braço do violão que serve para sustentar os trastes.

Trastes: São barrinhas de metal dispostas ao longo do braço do violão na região da escala. Eles indicam exatamente onde uma nota deve ser tocada.

Casas: São os espaços entre os trastes. É nessa região que pressionamos para produzir os sons das notas. Cada casa tem seis notas, uma para cada corda.

Marcações: São as bolinhas em algumas casas da escala e servem para nos guiar no braço do violão. Enquanto alguns violões não tem marcações outros tem marcações na parte frontal e lateral do instrumento.

Rastilho: Assim como a pestana também pode ser feito de vários materiais sendo os mais comuns também o osso, o plástico e o metal. Ele apoia as cordas e ajuda na regulagem de suas alturas em relação ao braço do violão.
Cavalete: Serve para fixar as cordas e de suporte para o rastilho.

Corpo: A madeira é o material mais comum na confecção dos violões e podem ser usados vários tipos de madeira num mesmo violão. O formato e a madeira utilizada na confecção do corpo vão interferir na sonoridade do instrumento. As madeiras utilizadas também podem ser maciças ou laminadas. As maciças garantem melhor sonoridade mas também encarecem o instrumento.
Boca: É esta abertura no corpo do violão responsável pela projeção do som.
Cutaway: É o corte na lateral de alguns violões. Ele facilita o acesso às casas mais agudas próximas a boca.
Cordas: Podem ser de aço ou nylon. No violão de nylon as seis cordas são de nylon sendo que as três mais grossas podem estar revestidas com aço.

Equalizador: Ajusta o áudio quando o instrumento está ligado à uma caixa de som.

Tensor:
É uma haste localizada dentro do braço do violão. Ele pode ser de metal, fibras de carbono ou madeira rígida. O tensor reforça o braço para que ele sofra menos com a tensão das cordas e ajusta a curvatura para facilitar a regulagem.